sexta-feira, 5 de maio de 2017

Lula tinha o comando do esquema de corrupção na Petrobras, diz Renato Duque

O ex-diretor da Petrobras Pedro Duque afirmou, em depoimento nesta sexta-feira (5) ao juiz Sergio Moro, que o ex-presidente Lula comandou o esquema de arrecadação de propina de contratos da estatal para o PT. Duque disse ainda que teve três encontros com Lula (em 2012, 2013 e 2014 – este último já com a Lava Jato em andamento) em que ficou claro que o ex-presidente “tinha pleno conhecimento de tudo”. “Ele tinha o comando [da corrupção na Petrobras].”
Segundo Duque, o ex-tesoureiro do PT João Vaccari Neto começou a atuar no esquema de arrecadação de dinheiro com empreiteiras que tinham negócios com a Petrobras em 2007 “porque o ex-presidente Lula determinou”. “O Vaccari era um braço que atuava para o Lula”, disse.
Duque, que pretende fechar um acordo de delação premiada para ter redução de pena, disse que ficou sabendo da participação direta de Lula no esquema quando foi chamado a Brasília, em 2007, para uma reunião com o então ministro Paulo Bernardo. De acordo com o ex-diretor da Petrobras, foi Bernardo quem disse que ele iria conhecer uma pessoa (Vaccari), que seria o responsável a partir de então por arrecadar a verba para o partido – o que já vinha ocorrendo desde pelo menos 2003, quando começou o governo Lula. “Foi, segundo o Paulo Bernardo, o Lula que tinha determinado isso”, disse Duque.

Fonte: Jair Sampaio

Nenhum comentário:

Postar um comentário